Lição 1 – Profissão: Esteticista

profissão esteticista

O profissional da estética tem como objetivo cuidar da saúde e beleza do corpo e da pele. Isto afeta tanto o bem estar físico e estético, quanto mental. O profissional trabalha com homens e mulheres, e a idade depende do tratamento a ser feito.

Na estética facial, há vários tratamentos específicos para rejuvenescimento, acne, manchas e hidratação. Para isso, são aplicados produtos, aparelhos e técnicas específicas. Além disso, há grande busca pelo relaxamento.

A busca pelo embelezamento e o cuidado do corpo tem aumentado nos últimos tempos, não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens. Cada dia mais os homens buscam se cuidar, e procuram por tratamentos estéticos.

Características Necessárias

O profissional da estética deve lembrar sempre de se cuidar. A primeira impressão é a que fica, então principalmente nesta área, o profissional deve sempre estar bem cuidado e arrumado, e ter boa aparência. Não adianta repassar informações para a cliente, se o profissional mesmo não as seguir.

Assim como em qualquer outra área de atuação, o profissional deve gostar do que faz, para fazer bem feito. Faça com muita dedicação cada procedimento estético, assim sua cliente ficará segura do que foi feito, e com certeza irá retornar sempre que possível.

O profissional de estética deve estar sempre se atualizando com novos conhecimentos, tecnologias e métodos.

Além disso, o profissional deve ter muita responsabilidade, boa comunicação, boa disposição física, agilidade, boa saúde, atenção a detalhes, concentração, paciência, perfeccionismo, noção de tendências da moda, etc.

Qual a formação necessária?

Para atuar na área de estética, é necessário fazer curso técnico, tecnólogo, ou superior oferecido e reconhecido pelo MEC. Como informamos, este é um curso livre de qualificação, que serve apenas para atualização e qualificação, e não dá habilitação para o aluno praticar a profissão.

Principais Atividades

profissão esteticista2

Na estética facial, há vários procedimentos que o profissional pode fazer. Isto irá depender da especialidade do profissional, de qual disfunção estética o cliente deseja tratar, e também do que o profissional achar mais correto. Veja abaixo os principais procedimentos feitos em clínicas de estética e salões de beleza:

-Hidratação Facial
-Limpeza de Pele
-Massofilaxia
-Drenagem Linfática Facial
-Massagem Modeladora
-Aparelhos para prevenir/diminuir o envelhecimento, acne, discromias
-Peelings

Estes são apenas alguns dos muitos procedimentos que podem ser feitos em uma clínica de estética.

Áreas de Atuação

profissão esteticista3

O profissional esteticista pode trabalhar em clínicas de estética, salões de beleza, SPAs, academias, e até como autônomo, abrindo sua própria clínica.

Mercado de Trabalho

Como já falamos por aqui, a área da beleza cresce cada dia mais. Isto porque muitas pessoas estão sempre em busca da beleza, e nunca deixam de se cuidar. Por isso que o mercado de trabalho está em constante crescimento. Cada dia mais pessoas procuram por tratamentos estéticos, para o bem-estar físico e mental.