Lição 11 – A Importância da Fotoproteção

a importancia da fotoproteção

O sol é o principal responsável pelo envelhecimento extrínseco da pele, que também é chamado de fotoenvelhecimento cutâneo. A pele envelhecida pelos fatores extrínsecos (excesso de sol, má alimentação, sedentarismo, etc) apresenta diversas variações na pigmentação e no relevo, rugas finas e profundas, aspecto ressecado, etc.

A intensidade da exposição solar e a duração, bem como a cor da pele e sua capacidade de bronzear, são fatores determinantes no desenvolvimento do fotoenvelhecimento.

Os raios UV (ultravioleta) em excesso fazem mal à pele, provocam o envelhecimento e podem ser responsáveis até mesmo pelo câncer de pele.

A radiação UV (ultravioleta) é a radiação eletromagnética. Os tipos de radiação solar são: UVA, UVB e UVC.

A radiação UVA provoca o bronzeamento tardio (dois a três dias após a exposição solar), que pode durar semanas ou meses. Ou seja, quando a pele fica bronzeada, significa que o raio UVA foi o responsável, pois atinge a derme, a camada mais profunda da pele. Este tipo de radiação está mais frequentemente relacionado ao fotoenvelhecimento e pode causar câncer. Este raio também pode ultrapassar as nuvens, ou seja, mesmo em dias nublados pode atingir a pele. Sua incidência é praticamente a mesma no verão ou inverno.

A radiação UVB deixa a pele queimada e vermelha, e atinge apenas a camada superficial da pele.  Ajuda na fabricação de vitamina D, porém aumenta o risco de câncer. Seu horário é geralmente entre 10h e 16h.

Os raios UVC são os mais perigosos (altamente penetrante e danoso à saúde), porém são filtrados na camada de ozônio antes de entrarem em contato com a superfície terrestre.

A exposição solar é importante para a pele, devido à síntese de vitamina D, porém deve ser feita moderadamente. O filtro solar é essencial para manter a pele saudável e jovem, e prevenir contra o câncer de pele.

Filtro Solar

O primeiro caso do uso de filtro solar no mundo aconteceu em 1928, nos EUA. No Brasil, o primeiro filtro solar foi comercializado pela Johnson & Johnson em 1984. Hoje em dia, encontramos o filtro solar em várias opções (gel, spray, creme), marcas e lugares.

O filtro solar é essencial para prevenir as queimaduras da pele, porém não deve ser utilizado apenas nos dias quentes ou de praia, e sim em todas as estações do ano.

O objetivo do filtro solar é diminuir a quantidade de radiação UV (ultravioleta) que atinge a pele humana. O produto deve ser reaplicado ao longo do dia, a cada duas ou três horas.

Cuidados Especiais

Devemos lembrar que não apenas o filtro solar é importante, mas também o uso de óculos, chapéu e roupas adequadas para proteção.

Outro cuidado importante nos dias mais quentes é evitar andar no sol, e se possível optar por lugares com sombra. Pode parecer que não, mas a sombra evita os raios UV em até 50 %. Além disso, beber muita água para manter a hidratação.

É sempre bom lembrar dos horários mais indicados para a exposição solar. O ideal é se expor antes das 10h e após as 16h.

a importancia da fotoproteção2