Lição 12 – Cosméticos Faciais

cosméticos faciais

Veja abaixo alguns dos principais cosméticos utilizados em tratamentos estéticos faciais:

Tônico Facial: o tônico é um produto indicado principalmente para regular o pH da pele. É fundamental também para a limpeza completa, revitalizando a pele. Há vários tipos de tônico facial, entre eles: tônico adstringente; tônico calmante; tônico suavizante, etc.

Adstringente: o adstringente também é um importante produto cosmético para limpar a pele, porém possui maiores concentrações de álcool. É ótimo para peles oleosas e mistas.

Leite de Limpeza: indicado para a remoção de maquiagem e impurezas, mantendo o equilíbrio natural da pele.

Esfoliante: é um produto que realiza um polimento na pele, removendo assim as células mortas e fazendo uma renovação celular. Além disso, o esfoliante ajuda na penetração de princípios ativos dos próximos procedimentos estéticos.

Clareadores: os produtos clareadores devem conter princípios ativos que clareiam manchas e iluminam a pele.

Argila: a argila tem várias indicações, e é um dos melhores ingredientes naturais para cuidar da pele. Há vários tipos e cores de argila, cada uma com uma finalidade diferente.

Sabonete: o sabonete líquido é indicado para limpar a pele da cliente, e remover as sujidades, antes de qualquer tratamento estético. Assim como todos os produtos cosméticos, é essencial escolher o sabonete de acordo com o tipo de pele.

Emoliente: utilizado no procedimento de limpeza de pele, tem como função amolecer os comedões para facilitar a extração.

Filtro Solar: o filtro solar é essencial para todas as pessoas, e deve sempre ser indicado pelo profissional de estética. O filtro solar tem diversas funções, mas a principal é a proteção contra raios UVA e UVB. Além disso, previne contra o envelhecimento e é essencial para manter a pele bonita e saudável. Deve ser aplicado após todos os procedimentos estéticos faciais.

Máscaras Faciais: as máscaras faciais podem ser utilizadas em diversos tratamentos estéticos, principalmente durante uma hidratação facial. Tem várias funções, e devem ser utilizadas de acordo com o tipo de pele e o objetivo de tratamento. Exemplo: máscara nutritiva, máscara hidroplástica, máscara hidratante, etc.

Ionto: o ionto é um eletrocosmético, que tem como objetivo auxiliar em diversos tratamentos de eletroterapia. Seu objetivo é a regeneração tecidual, e pode ser utilizado em tratamentos para rejuvenescimento, estrias, cicatrizes, etc.

Gel Neutro: o gel neutro é um produto condutor, ou seja, é utilizado como meio de contato.

Loção Desincrustante: produto cosmético essencial para o desincruste. O desincruste é um procedimento feito com corrente contínua direta (aparelho de corrente galvânica), e tem como objetivo remover o excesso de oleosidade, porém é feito apenas em peles muito oleosas.

Hidratante: como o próprio nome diz, este produto cosmético tem função de hidratar a pele, e pode ser encontrado em forma de creme, gel, máscaras, etc.

Sérum: o sérum é um fluido com princípios ativos específicos, indicado para hidratar, revitalizar, firmar a pele e atuar na prevenção dos sinais do envelhecimento.