Lição 13 – Limpeza de Pele

limpeza de pele1

A limpeza de pele é um tratamento estético facial muito procurado por mulheres e homens em clínicas de estética.

Este tratamento tem como objetivo remover as impurezas, limpar e hidratar a pele. É indicado principalmente para a remoção de cravos (comedões) e células mortas, e manter a pele saudável.

A limpeza de pele deve ser realizada por um profissional, sempre com os cuidados necessários e os produtos ideais para o tipo de pele.

Antes de tudo, observe a ficha de anamnese de seu cliente, para poder selecionar os produtos cosméticos (demaquilante, sabonete ou loção de limpeza, esfoliante, filtro solar, máscara facial, etc) adequados de acordo com o tipo de pele.

Procotolo

Há maneiras diferentes de fazer a limpeza de pele, porém isto irá depender do profissional e dos produtos e aparelhos utilizados.

Veja abaixo uma sequência, e depois um passo a passo de uma limpeza de pele:

-Demaquilar;
-Se for necessário, desincrustar;
-Limpar/Higienizar;
-Esfoliar;
-Aplicar o emoliente;
-Vapor de Ozônio;
-Extração;
-Alta Frequência;
-Loção Tônica;
-Máscara Calmante;
-Filtro Solar;

Demaquilar – se necessário

Deve se iniciar pelo demaquilante, para remover a maquiagem ou resíduos da pele. Coloque um pouco do produto no algodão, e aplique nos olhos, lábios e pele. Remova com algodão ou compressa de gaze embebida de água filtrada. Repita o processo até retirar completamente a maquiagem.

Higienização

Agora é hora de higienizar a pele. Comece por este passo se não for necessário remover a maquiagem. Espalhe o produto (sabonete ou loção de limpeza) no rosto, e massageie com movimentos circulares. Retire com um algodão ou com compressa de gaze embebida em água filtrada. Neste procedimento, as sujidades são removidas da pele.

Esfoliação

Após limpar completamente a pele, é hora de remover as células mortas. Para isso realizamos a esfoliação. A esfoliação promove a renovação celular, facilitando a penetração de princípios ativos. Deve-se aplicar o esfoliante na face, pescoço e colo, com movimentos circulares. Remova com algodão ou com compressa de gaze embebida em água filtrada. A escolha do esfoliante irá depender do biótipo cutâneo. Quanto mais abrasivo, maior será o afinamento da pele. Existem vários tipos de esfoliantes: físicos (por meio de grânulos e movimentos circulares), químicos (por meio de substâncias ácidas) e mecânicos (por meio de dermoabrasão e outros aparelhos).

Emoliência + Vapor de Ozônio

A emoliência é um passo muito importante na limpeza de pele, e pode ser feita com um creme ou loção emoliente, ambos irão facilitar a extração. Você pode utilizar uma solução emoliente (como exemplo uma solução com trietanolamina) em compressas de algodão, juntamente como o vapor de ozônio, para facilitar a abertura dos poros antes da extração. Utilize o vapor de ozônio por aproximadamente 15 minutos.

Além disso, se a pele for muito oleosa, pode ser feito o desincruste. O desincruste é uma técnica que utiliza o aparelho de corrente galvânica, atuando através do processo eletroquímico. Sua principal função é remover o excesso de oleosidade da pele.

Extração

Para a extração, o profissional deve utilizar um algodão com água mineral ou loção antisséptica. Também é possível utilizar o extrator, para os cantos mais difíceis de extrair.

limpeza de pele 4

Alta Frequência

Como tem efeito cicatrizante, bactericida e descongestionante, a alta frequência é utilizada após a extração. O tempo de aplicação varia entre três, cinco e dez minutos. Sempre respeitar a intensidade da cliente. Lembre-se sempre que a pele deve estar completamente seca. Para maior proteção, coloque uma gaze em todo o rosto do cliente.

Tonificação

O objetivo agora é equilibrar o pH da pele, e para isso é necessário aplicar o tônico facial. Existem diversos tipos: calmantes, nutritivos, adstringentes, hidratantes, etc. Aplique o tônico com um algodão.

Máscara

Aplique uma máscara calmante, secativa ou descongestionante. A escolha da máscara irá depender da pele da cliente e do objetivo do tratamento. O tempo de aplicação varia entre 10 a 20 minutos.

Filtro Solar

Após retirar a máscara facial, aplique o filtro solar de acordo com a pele da cliente. O filtro solar pode ser em gel, loção ou creme. Apesar de parecer ser apenas um pequeno detalhe, este último passo da limpeza de pele é indispensável.

Indicações e Contraindicações

A limpeza de pele pode ser feita em todos os tipos de pele. É indicada para acne de grau 1 e 2, revitalização cutânea, manutenção da saúde da pele, renovação celular, etc.

Tem como contraindicações: acne de grau 3 e 4, infecção e inflamação, lesões na pele, contraindicações da alta frequência e vapor de ozônio, etc.

Duração: em média uma hora e meia (90 minutos). A limpeza de pele pode ser feita uma vez por mês, porém irá depender de cada cliente.

*Este curso tem como objetivo ser apenas informativo, porém NÃO dá habilitação para o aluno praticar a profissão.