Lição 2 – Pele

A pele, que é um dos maiores órgãos do corpo humano, é dividida em duas camadas: epiderme e derme. Ela reveste praticamente todo o corpo humano (exceto olhos, orifícios genitais e alimentares, e superfícies mucosas genitais), e tem várias funções como: proteção, revestimento, regulagem da temperatura, sensibilidade (calor, frio, dor e tato são obtidos pela pele). Além disso, há também a hipoderme (tela subcutânea), glândulas anexas, unhas e pelos.

Vamos ver agora um pouco sobre cada camada da pele e seus anexos:

EPIDERME

A epiderme, que é a camada superficial da pele, tem como objetivo proteger contra agentes externos. Ela sofre um constante processo de renovação, ao longo de 28 dias, e é dividida em cinco camadas: camada córnea, camada lúcida, camada granulosa, camada espinhosa e camada basal.

pele

Camada Córnea: é nesta camada que acontece a absorção de produtos cosméticos. É composta por células mortas, sem núcleo.

Camada Lúcida: é encontrada na pele da planta do pé e na palma da mão. Esta camada é formada por células que produzem uma substância gordurosa (a eleidina) que tem como objetivo hidratar e lubrificar as estruturas.

Camada Granulosa: esta camada é constituída de grânulos de melanina e proteínas tingidas, que protegem contra os raios UV.

Camada Espinhosa: é formada por células derivadas da camada basal que vão se deslocando para o exterior, conforme as novas células profundas vão nascendo.

Camada Basal: é nesta camada que as células da pele se renovam. Possui dois tipos de células: melanócitos (responsáveis pela produção de melanina) e queratinócitos (responsáveis pela produção de queratina, que é a proteína de proteção).

DERME

É nesta camada que os órgãos anexos da pele, os vasos linfáticos e sanguíneos, os órgãos sensoriais, o músculo eretor do pelo e os nervos se encontram. É a parte mais densa da pele, localizada abaixo da epiderme.

A derme é dividida em duas camadas: papilar (em contato com a epiderme) e reticular (em contato com a hipoderme).

A derme é uma camada de sustentação, uma estrutura para a epiderme. É constituída de colágeno e elastina, rica em fibroblastos que produzem essas proteínas para a sustentação do tecido.

HIPODERME (Tela Subcutânea)

A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, que a une de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes.

Tem como objetivo o preenchimento, a reserva energética e a proteção contra impactos. Além disso, é um isolante térmico. É formado por células adipócitas e fibras, e é um tecido vascularizado.

pele00

Órgãos Anexos

Glândula Sebácea

Tem como função a produção do sebo (substância graxa – gordura), que é secretado no folículo piloso. É responsável por lubrificar a camada superficial da pele. O sebo, que tem ação de proteção, é produzido por células especializadas da pele.

O músculo eretor do pelo está preso na camada basal e no folículo piloso, que é estimulado quando uma contração é realizada.

Folículo Piloso: é uma invaginação da epiderme na derme, onde são formados os pelos.

Glândula Sudorípara

Estão localizadas na derme, e têm como objetivo produzir o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.

O suor é composto por água, sais e ureia. As glândulas sudoríparas são divididas em:

Glândulas Sudoríparas Apócrinas: estão localizadas nas axilas, no púbis e na região inguinal. Secretam substâncias com odor.

Glândulas Sudoríparas Écrinas: estão localizadas nas outras regiões.

Glândula Ceruminosa

Tem como objetivo produzir o cerume (conhecido popularmente como cera de ouvido), que tem como função a proteção dos tímpanos contra agressões externas. A glândula ceruminosa está localizada na derme do meato acústico interno.

Vasos Linfáticos, Sanguíneos e Nervos da Derme

Os vasos linfáticos e sanguíneos (encontrados na derme) são responsáveis pela nutrição e oxigenação da epiderme. Os nervos e órgãos sensoriais também estão relacionados à epiderme.

Pelos

Os pelos (formados a partir do folículo piloso) são formações córneas da epiderme, filiformes e flexíveis que recobrem toda a superfície do corpo, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés, dos mamilos, e das mucosas labiais e genitais. Possuem uma função protetora e termorreguladora.

pele3