Lição 5 – Avaliação Facial e Ficha de Anamnese

Avaliação Facial: visual e palpatória

Antes de qualquer procedimento estético, é essencial fazer um exame visual e palpatório. Com isso você poderá identificar o tipo e a espessura da pele, sensibilidade, presença de comedões (cravos) e acne, etc.

avaliação facial

Veja abaixo como realizar o exame visual e palpatório:

VISUAL: nesta avaliação você irá apenas visualizar a pele, e verificar:

-Grau de oleosidade;
-Espessura da pele;
-Fototipo;
-Presença de discromias;
-Presença de comedões, pápulas, pústulas;
-Presença de millium;
-Condição dos poros;

PALPATÓRIO: nesta avaliação você deve tocar na pele para analisar:

-Espessura da pele
-Temperatura da pele;
-Elasticidade da pele: puxar a pele com a ponta dos dedos, e verificar se demora ou não para voltar; se voltar rápido tem boa elasticidade; se demorar para voltar, elasticidade comprometida;
-Turgor: se a pele é hidratada ou não.
-Sensibilidade: verificar se a pele fica vermelha rápida ou não.

Ficha de Anamnese

Em qualquer tratamento estético, facial ou corporal, é necessário fazer a ficha de anamnese da cliente. Com esta ficha você poderá anotar todos os dados da cliente e sua queixa principal. Além disso, você pode anotar quais procedimentos foram feitos e quais produtos utilizados.

Você pode criar sua própria ficha de anamnese, colocando todas as informações que achar necessário. Porém você também encontra modelos prontos, onde basta preencher as informações de acordo com a cliente.

Antes de iniciar um tratamento, preencha a ficha com todos os dados da cliente. Você pode anotar os resultados da avaliação visual, palpatória e com a lâmpada de wood (você verá sobre esses assuntos nas próximas lições) na ficha de anamnese. Com a ficha e todas as suas informações, você poderá analisar e verificar o melhor tratamento para sua cliente.

Após preencher completamente a ficha de anamnese antes de iniciar os tratamentos, peça a assinatura da cliente. E lembre-se sempre de pedir a assinatura após cada tratamento feito.

Veja abaixo um modelo de ficha de anamnese facial:

ficha de anamnese3ficha de anamnese2