Lição 7 – Acne

acne

A acne é uma patologia que afeta a unidade pilossebácea de algumas áreas do corpo (principalmente rosto, pescoço e costas), que causa alterações físicas e emocionais nas pessoas acometidas, devido ao seu aspecto inestético.

A pele pode apresentar comedões, pápulas, pústulas, cistos e até nódulos, que podem causar cicatrizes hipertróficas, deprimidas e escavadas na pele.

A acne é de natureza hormonal e genética, e acomete principalmente adolescentes, pois é nessa fase em que ocorrem intensos picos hormonais.

É estimado que até 85 % dos adolescentes apresentem algum grau de acne.

A acne ocorre devido ao excesso de produção da glândula sebácea, obstruindo o poro. Com isso, grandes substâncias se acumulam, como: sujidade, poeira, bactérias, células mortas, etc. Assim são formados os comedões (ou chamados de pontos negros). Se o comedão for rompido, as substâncias irão sair e causar uma inflamação, dando origem às espinhas.

acne

Comedão: são conhecidos como “cravos” ou “pontinhos pretos”, normalmente encontrados no nariz e bochechas. Um comedão pode ser fechado (ponto branco) ou aberto (ponto preto).

Millium: pequenos cistos brancos. É um tipo de comedão encapsulado, ou seja, não se abre para fora da pele. O ideal é procurar um médico dermatologista para remover (se desejar).

Pápulas: são lesões inflamadas não pustulosas. Geralmente num tom avermelhado e dolorosas à palpação.

Pústulas :são lesões inflamadas e pustulosas. Geralmente num tom avermelhado e dolorosas à palpação.

Nódulos: lesões maiores, dolorosas e esféricas. Estão localizados mais profundamente na derme.

Cistos: lesões ainda mais profundas, inflamadas, que podem causar cicatrizes.  

Tipos de Acne

Existem vários tipos de acne. Veja abaixo os principais:

Acne Vulgar (comum): esta é a principal, é multifatorial e com inflamação da unidade pilossebácea. Tem aumento da glândula sebácea e da produção de sebo.

Acne Tropical: geralmente aparece no verão e desaparece no inverno.

Acne Neonatal: aparece em recém-nascidos, geralmente afeta bochechas e o nariz.

Acne Cosmética: geralmente no sexo feminino, devido ao uso excessivo de base, pó, protetor solar, hidratante e outros cosméticos.

Acne Mecânica: traumas físicos em excesso na pele, como chapéu, capacete, fitas cirúrgicas, etc.

Acne Medicamentosa: geralmente aparece devido a medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, corticoides, etc.

Acne da Mulher Adulta: é ligada ao ciclo pré-menstrual, geralmente aparecem pápulas e pústulas, mas sem comedões. Estão relacionadas com a produção hormonal.

Graus de ACNE:

Grau I: grau como comedões abertos e fechados, e raramente apresenta pústulas e pápulas. Não há processo inflamatório.

Grau II: grau com comedões, pústulas e pápulas (com ou sem processo inflamatório).

Grau III: grau com comedões, pústulas, pápulas e nódulos. Com processo inflamatório.

Grau IV: grau com comedões, pústulas, pápulas, nódulos e cistos. Com processo inflamatório.

Grau V: extremamente raro e mais frequente em homens. Apresenta inflamação, e pode causar necrose ou hemorragia em algumas lesões.

A limpeza de pele é essencial para quem possui acne (dependendo do grau), já que faz a remoção das impurezas faciais. Porém deve ser feita apenas por um profissional da área.

*Este curso tem como objetivo ser apenas informativo, assim, não dá habilitação para o aluno praticar a profissão.